Pesquisa

Notícias

Notícias

Cobertura jornalística abrangente e atualizada

Assessoria 07 de Março de 2024 57 Visualizações

VEREENSES RECEBEM CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DOS CURSOS DO SENAI

Uma oportunidade única e agarrada com as duas mãos por dezenas de mulheres vereenses que concluíram os cursos de panificados, ofertados pelo Senai em parceria com a Prefeitura de Verê. A entrega dos certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes de Elaboração de Salgados, Elaboração de Doces e Confeiteiro aconteceu na noite da última terça-feira, 05 de março, no Paço Municipal. Foi um momento de muita emoção e gratidão das alunas, que enalteceram a qualidade do curso e a oportunidade de se tornarem profissionais da área.

Além das formadas participaram do ato representantes da Administração Municipal e do SESI de Dois Vizinhos.

É uma satisfação estar aqui com essa turma de mulheres guerreiras e dedicadas que estão recebendo o certificado dos cursos profissionalizantes do Senai. Agradecer a equipe do Senai de Dois Vizinhos pela parceria e em especial a professora que ministrou o curso. Sabemos que com essa nova formação, vocês poderão melhorar a qualidade de vida familiar, melhorar seus investimentos e a economia também", destacou o Prefeito Ademilso Rosin.

"Como professor sei da importância da sala de aula, nesse caso, do caminhão do Senai. O ato de ensinar é colocar um pouquinho daquilo que aprendemos ao longo da vida de maneira geral, que traga o crescimento do aluno, nesse caso das alunas, da família, da sociedade e profissionalmente. Eu acho que o aprendizado é nunca, nunca nos diminui, pelo contrário, sempre acrescenta luz. Então, parabéns para vocês que concluíram o curso", enalteceu Luiz Miolla, Vice-Prefeito.

"Estou muito orgulhosa de vocês que concluíram o curso. Olha essa mesa, que coisa mais linda", comentou Marciane Chiapetti, Secretária de Assistência Social de Verê, falando sobre a mesa de doces e salgados preparados pelas próprias alunas. "Eu desejo a vocês muito sucesso. Espero que vocês consigam abrir o empreendimento ou trabalhar nessa área. O curso do SENAI é muito valorizado", finalizou.

"Quero parabenizar a prefeitura pelo projeto, de ter feito essa parceria com o SENAI, e trazer esses cursos aqui para a cidade. Isso é um bem para a comunidade, para as pessoas, ainda mais de uma forma gratuita. E todas elas sabem que a gente comentava que não é barato para você ter uma formação. Então, disponibilizar isso de forma gratuita para a cidade, a gente não pode deixar de parabenizar vocês (prefeitura). Agradecer também as alunas. Obrigada pelo carinho e dedicação de todas, por terem deixado as casas de vocês para estar participando do curso, algumas durante o dia, durante a noite também. Então a gente sabe que um período só já é difícil, você sair de casa e deixar a família, os filhos, o marido que não gosta as vezes imagina o dia todo. Então só resta agradecer a amizade e o carinho", enfatizou Elisa Lucht, professora do Senai que ministrou o curso.

"Primeiramente gostaria de agradecer pela parceria prefeito, por abrir as portas para nós. Nós sempre fomos muito bem recebidos aqui nessa prefeitura e eu digo que quando a gente chega aqui, a gente se sente em casa, porque nós temos um elo muito forte e que se perpetue por muitos e muitos anos, porque realmente essa é a nossa missão fortalecer e melhorar a vida das pessoas e trazendo uma educação de qualidade. Eu sempre digo que quando você aplica e investe em educação, você está fazendo o maior investimento, porque é um legado que você vai deixar para quantas pessoas, quantas famílias nessa sociedade", afirmou Giovani Kubiak, Orientador Pedagógico do Senai Paraná. "Para as alunas eu venho aqui e digo: Parabéns! Vocês chegaram na reta final. Estamos aqui celebrando e colhendo os frutos, que é mérito de vocês. Se nós estamos aqui hoje, é porque vocês acreditaram na gente e a partir de hoje vocês passam a fazer o legado da história do Senai. Os 2 milhões de alunos que nós temos formados e matriculados por ano, vocês já estão contabilizando para 2024. Então é a nossa missão que está seguindo neste ano completamos 81 anos e Senai no Paraná, e esse é o nosso legado trazer uma educação de qualidade, transformar a vida das pessoas, melhorar a economia do município e, principalmente, fazer história", finalizou.

Assessoria 06 de Março de 2024 59 Visualizações

DIRETORA DA REGIONAL DE SAÚDE FAZ VISITA DE ORIENTAÇÃO AO MUNICÍPIO DE VERÊ

Com o aumento dos números de casos de dengue em toda região sudoeste, a Chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella, está visitando os municípios para apresentar o panorama de como estão os casos da doença e assim, ver a realidade de cada município e orientar ações que possam conter a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Na manhã de segunda-feira, 04 de março, foi a vez de Verê receber a visita da Chefe da Regional para uma reunião com representantes da Administração Municipal, no Gabinete da Prefeitura. Participaram da reunião o Prefeito Ademilso Rosin, o Vice-prefeito, Luiz Miolla, a Secretária Municipal de Saúde, Jane Seccon Alves e a Coordenadora de Vigilância Sanitária e Endemias, Dirlei Artuzzo.

"Hoje tivemos a satisfação de estar recebendo em nosso município uma equipe da 8º Regional de Saúde, trazendo em destaque o panorama, o que está acontecendo na região com a dengue, um assunto tanto discutido nos últimos dias. Mantemos uma relação estreita com a regional seguindo as orientações o que nos leva a agradecer e parabenizar pelas ações na região e o trabalho que vem sendo realizado, especialmente na pessoa da Chefe da Regional, Nádia Zanella", agradeceu Ademilso.

"Nós estamos monitorando de forma muito atenta a evolução no número de casos confirmados de dengue aqui na 8ª Regional de Saúde. Ultrapassamos os 7.000 casos de dengue confirmados e é importante nesse momento, intensificar todas as ações de combate ao mosquito transmissor da doença. Esse é o momento de somarmos esforços do poder público através dos nossos agentes de endemias, os nossos agentes comunitários de saúde, mas especialmente do trabalho de cada um, de toda a nossa população. Olhando para o quintal, para o fundo do quintal e removendo tudo o que pode depositar a água e ser um foco de proliferação do mosquito transmissor da doença, essa é a forma mais efetiva de combatermos a dengue e evitarmos que mais pessoas adoeçam na nossa região, e também aqui no município aqui de Verê, que já temos mais de 20 casos confirmados também. E esse é o objetivo da nossa visita, tanto para aqueles municípios que estão com uma situação mais alarmante, mas também para aqueles que ainda não estão com um número expressivo de casos, mas que precisam realizar as atividades para evitar que a gente tenha mais pessoas doentes por dengue", explicou Nádia Zanella, Diretora da 8ª Regional de Saúde.

Assessoria 06 de Março de 2024 57 Visualizações

SAÚDE DE VERÊ RECEBE NOVO MICRO-ÔNIBUS PARA O TRANSPORTE DE PACIENTES

Em visita ao município de Verê para tratar de assuntos relacionados ao combate da Dengue, na última segunda-feira, 04 de março, a Chefe da 8ª Regional de Saúde, Nádia Zanella, fez a entrega oficial das chaves de um novo Micro-ônibus para o transporte de pacientes. O veículo passa a integrar a frota da saúde do Município e foi destinada pelo Governo do Estado.
"Esse micro-ônibus possui 29 lugares, com assentos confortáveis, ar condicionado e até cadeira de rodas para facilitar o transporte dos pacientes que necessitarem. Nós só temos a agradecer, ao grande empenho e valorização do Governo do Estado que vem nos beneficiando e também ao nosso deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Deputado Ademar Traiano que não mede esforços e está sempre fazendo o possível para o nosso município e também para todos os demais da nossa região. Então os nossos agradecimentos por mais esse veículo que vem a beneficiar a nossa população", enalteceu Ademilso Rosin, Prefeito de Verê.

"É uma alegria muito grande estar aqui no Verê fazendo a entrega de mais um transporte sanitário para a Secretaria Municipal de Saúde, que vai proporcionar, além de mais conforto, também a segurança para o deslocamento da população que precisa receber atendimento em Francisco Beltrão ou em outros pontos de atenção da nossa rede. É importante dizer que, além do micro-ônibus, nós temos outros investimentos aqui no Verê, também de transporte sanitário. E é assim que o governo do Estado do Paraná, nosso governador Ratinho Júnior, nosso secretário Beto Preto, tem trabalhado olhando para os municípios, fortalecendo a regionalização, a saúde e atendendo as pessoas o mais próximo possível da casa delas", afirmou Nádia Zanella, Chefe da 8ª Regional de Saúde.

Assessoria 06 de Março de 2024 59 Visualizações

VERÊ FAZ MUTIRÃO PARA DIMINUIR OS FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE

Durante a segunda e terça-feira, 04 e 05 de março, servidores municipais de diversas secretarias, se uniram para realizar o mutirão da dengue, na área urbana de Verê.  "Essa ação do mutirão é para a eliminação de criadouros do mosquito da dengue. Como todo mundo sabe, nós estamos passando por um momento bem delicado em toda a nossa região. Está tendo muitos casos de dengue, inclusive em nosso município. Nos últimos dias vem aumentando os casos. Por isso a nossa preocupação. A preocupação é estar fazendo uma ação para estar eliminando esses criadouros", explicou Jane Seccon Alves, Secretária Municipal de Saúde.

O trabalho foi coordenado pelo setor de Vigilância Sanitária e Endemias. "Estamos coletando garrafas, pneus, enfim, todos entulhos que acumulam água e todo e qualquer recipiente que possa ser usado como o habitat do Aedes aegypti. Para a população a gente orienta e pede, encarecidamente, para que colabore com o nosso trabalho e façam a sua parte: retirem toda a sujidade que tiver possível de seus lotes para que esse trabalho nosso seja mais eficaz", complementou Dirlei Artuzo, Coordenadora de Vigilância Sanitária e Endemias.

O Prefeito Ademilso Rosin enalteceu o trabalho dos servidores municipais. "Em nome da Administração Municipal, nós queremos agradecer o trabalho, o empenho de toda equipe da área da saúde e também a toda a equipe de todas as secretarias envolvidas de nossa administração que estão fazendo o possível, se doando no trabalho, nesses mutirões de limpeza. É um momento importante para que todas as famílias também se conscientizem e levem a sério essa questão contra a dengue. Então para nós é muito importante o empenho e dedicação de cada cidadão para que vocês cuidem no lote de vocês. Cuide na calha, na casa a limpeza geral, você precisar cuidar, ajudar a cuidar do vizinho também. Vamos fazer nossa parte. Esse é o bem comum para toda a nossa sociedade", afirmou Ademilso.

Assessoria 27 de Fevereiro de 2024 60 Visualizações

VERÊ RECEBE CONCERTOS DIDÁTICOS SOBRE A ÓPERA

No dia 08 de março, Verê recebe duas apresentações de Concertos Didáticos sobre a Ópera, com conteúdo teórico voltado para a história da Ópera e sua importância para o desenvolvimento musical na história da arte.
As apresentações serão no Colégio Estadual Arnaldo Busato às 10 horas da manhã e as 14h30 na parte da tarde.

Será objeto da apresentação a História da Ópera, os diversos tipos de vozes líricas utilizadas em sua apresentação, assim como dos principais instrumentos musicais envolvidos. A metade final do concerto será dedicada a peças de músicas líricas cantadas em viva voz por Tenor, acompanhado de Piano e cantora Mezzo-soprano.

Todos estão convidados a prestigiar pois é um evento voltado para a comunidade em geral, mas especialmente, para os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Segundo o professor Roniedson Dotsy Rebelatto, da Coperarte de Francisco Beltrão, responsável pelo espetáculo, "resgatar e difundir a beleza e a importância da música lírica é nosso maior objetivo".

O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo a Cultura – PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Paraná.

Assessoria 26 de Fevereiro de 2024 58 Visualizações

DIA DA MULHER TERÁ EVENTO EXCLUSIVO EM VERÊ

Dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Para comemorar a data, em Verê, será realizado o 2º Encontro da Mulher Vereense, com um novo show do Badin o Colono e após, um super café colonial. O evento é gratuito e exclusivo para mulheres de Verê maiores de 18 anos. A promoção é da Administração Municipal de Verê com o envolvimento de todas as secretarias.

Por questão de organização, quem quiser participar do evento deverá retirar o ingresso gratuito, na Secretaria de Assistência Social de Verê, das 7h30 às 17 horas, sem fechar para o almoço. O limite de ingressos é até mil pessoas. Portanto, pede-se que sejam retirados o quanto antes. A data limite de retirada é dia 05 de março ou antes, caso sejam entregues todos os ingressos. O encontro tem o intuito de ser um momento de confraternização e de diversão, valorizando a importância das mulheres na sociedade vereense.

O DIA DA MULHER
O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março de cada ano. Esta data é dedicada a reconhecer as conquistas das mulheres ao longo da história, bem como destacar as questões de gênero e promover a igualdade de direitos entre homens e mulheres.

A origem do Dia da Mulher remonta a eventos ocorridos no início do século XX, quando mulheres em vários países começaram a protestar por melhores condições de trabalho, direito ao voto e igualdade de gênero. Em 8 de março de 1908, um grupo de mulheres trabalhadoras têxteis em Nova York realizou uma greve exigindo melhores condições de trabalho e redução da jornada de trabalho. Esse evento foi um dos marcos que levaram à celebração do Dia Internacional da Mulher.

Ao longo dos anos, o Dia da Mulher tornou-se uma oportunidade para destacar os desafios enfrentados pelas mulheres em todo o mundo, celebrar suas conquistas e promover a conscientização sobre a importância da igualdade de gênero. As atividades e eventos realizados neste dia variam de país para país, mas muitos incluem debates, marchas, conferências e programas educacionais.

Assessoria 26 de Fevereiro de 2024 60 Visualizações

EMPREENDEDORES DE TURISMO DE VERÊ PARTICIPAM DE PLANEJAMENTO REGIONAL

Na última quinta-feira, 22 de fevereiro, os empreendedores de turismo de Verê, se reuniram a convite da Instância de Governança Regional do Turismo – IGR Vales do Iguaçu, para um workshop de planejamento. A reunião foi coordenada por Adriano Radaelli, Diretor de Turismo da Agência de Desenvolvimento e Rodolfo Backes dos Santos, Coordenador de Turismo.

"É um trabalho que está sendo feito em todos os municípios associados a IGR, com o objetivo de planejar quais são as prioridades para o Município de Verê. A dinâmica foi realizada em grupo, com a provocação de assuntos dos palestrantes e os próprios agentes que fazem o turismo em Verê, indicavam as prioridades. Entre os destaques está a reorganização do Conselho Municipal de Turismo e desenvolvimento do Marketing dos atrativos", resumiu Rosangela Rebonato, Secretária Municipal de Cultura e Turismo. "Além disso, foi destacado que cada integrante precisa fazer a sua parte, seja a organização regional, os órgãos públicos e também os agentes de turismo, empreendedores e pessoas ligadas ao trade", finalizou.

Participaram do encontro os membros da Associação Municipal de Turismo de Verê, representante da Associação Comercial, do Capa, Presidente da Câmara, representando os demais vereadores, representantes das escolas e da Administração Municipal.

Assessoria 23 de Fevereiro de 2024 58 Visualizações

VERÊ DEFINE DATA PARA VENCIMENTO DO ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO

A Prefeitura Municipal de Verê publicou o Decreto Nº 56/2024 que define a data de 11 de março para o vencimento do pagamento da Taxa de Licença, de Fiscalização e a Taxa de Vigilância Sanitária. Esse pagamento é realizado por empresários e autónomos.

O "alvará de funcionamento" é um documento emitido por órgãos municipais ou estaduais, dependendo da legislação local, que autoriza o início das atividades de um estabelecimento comercial, industrial ou de prestação de serviços. Esse documento atesta que o local está em conformidade com as normas e regulamentos estabelecidos pelas autoridades competentes para garantir a segurança, o ordenamento urbano, a saúde pública e outros aspectos relevantes.

Geralmente, para obter o alvará de funcionamento, o proprietário do estabelecimento precisa cumprir uma série de requisitos, que podem incluir:

Atendimento às normas de segurança: Garantir que o local esteja em conformidade com as normas de segurança contra incêndios, por exemplo.

Atendimento às normas sanitárias: Cumprir os requisitos de higiene e saúde exigidos para o tipo de atividade desenvolvida.

Zoneamento: Estar localizado em uma área permitida para o tipo de negócio.

Licenças específicas: Obtener licenças específicas para atividades que exigem autorizações especiais, como estabelecimentos que manipulam alimentos ou produtos químicos.

Infraestrutura adequada: Garantir que o estabelecimento tenha a infraestrutura necessária para suas operações.

A obtenção do alvará de funcionamento é geralmente uma etapa importante no processo de abertura de um negócio e é fundamental para operar legalmente. É importante verificar as exigências específicas da sua localidade e do tipo de negócio que você pretende estabelecer, uma vez que os requisitos podem variar. O não cumprimento dessas normas pode resultar em multas, interdição do estabelecimento ou outras penalidades.

Assessoria 23 de Fevereiro de 2024 57 Visualizações

BOLETIM - DENGUE 23 FEVEREIRO

Assessoria 21 de Fevereiro de 2024 62 Visualizações

Jovens nascidos em 2006 devem fazer o alistamento militar obrigatório

Os jovens que nascidos em 2006 devem  fazer o alistamento militar obrigatório. Assim como acontece desde 2018, este ano, o processo será feito de forma online. Para isso, basta acessar o site do Exército Brasileiro  alistamento.eb.mil.br e preencher os dados solicitados. O alistamento  seguirá até 30 de junho. Para os nascidos em anos anteriores, o alistamento só poderá ser realizado na Junta Militar com os seguintes documentos:

Rg e CPF originais e,
Comprovante de residência.

O Alistamento Militar é obrigatório. Ao deixar de realizá-lo, o cidadão pagará multa e ficará impedido de tirar passaporte, titulo de eleitor ingressar no serviço público, ser matriculado em qualquer estabelecimento de ensino ou admitido em empresa.