Pesquisa

Notícias

Notícias

Cobertura jornalística abrangente e atualizada

Assessoria 18 de Maio de 2021 63 Visualizações

VACINÔMETRO COVID-19 | ATUALIZADO EM: 18 Maio

Assessoria 17 de Maio de 2021 63 Visualizações

Boletim COVID-19 Atualizado dia 17 de Maio

Assessoria 15 de Maio de 2021 64 Visualizações

Boletim COVID-19 Atualizado dia 15 de Maio

Assessoria 13 de Maio de 2021 68 Visualizações

Boletim COVID-19 | Atualizado dia 13 de Maio

Assessoria 12 de Maio de 2021 72 Visualizações

AULAS EM VERÊ VÃO PERMANECER NÃO PRESENCIAIS

Na semana passada, em reunião com lideranças do Município, na qual estavam presentes a administração municipal e representantes de diversos segmentos , como: Câmara de Vereadores, direção das escolas estaduais e municipais, Conselho Escolar, APMF, Segurança Pública, Conselho Tutelar, Rede de Proteção, profissionais da Saúde e da Educação, discutiram o retorno ou não das aulas presenciais.

Cada representante teve a oportunidade de expressar a sua opinião. Com a palavra, o Prefeito Ademilso Rosin, deixou claro que em reunião recente na Amsop, ficou para cada município decidir sobre o retorno ou não das aulas presenciais e em Verê a decisão ficaria por conta desta reunião com diversos representantes da sociedade.

Em resumo, a Secretária Municipal de Educação, Rita Calgarato Canton, comentou que por unanimidade decidiu-se por manter as aulas não presenciais, ou seja, da forma como estão sendo feitas até agora. “Diante da decisão, que destacou a segurança e a saúde dos alunos, vamos manter as aulas com a entrega de atividades impressas. No dia 18/05, haverá a nova entrega e devolução, em que os pais trazem as atividades que estão com os alunos e pegam a nova atividade”, afirmou Rita.

Em entrevista para a Rádio FM 91.3, Elizandra Bueno, representante do Conselho Escolar e dos Pais, que também participou da reunião falou sobre a decisão. “Somos a favor de continuar como está. Porque em casa nossos filhos estão mais seguros. Não há uma estrutura em que haja profissionais para cuidar de cada aluno. Então, me posicionei a favor de continuar como está. Temos a preocupação quanto a aprendizagem. Mas sabemos que a saúde e a segurança vem em primeiro lugar. A responsabilidade dos filhos é dos pais. Não adianta jogar isso no colo dos professores, prefeito ou quem seja, pressionando para que libere a volta às aulas. Devemos zelar pela segurança dos nossos filhos e já estamos tanto tempo deste jeito, esperar mais um ou dois meses não vai interferir tanto na aprendizagem, já que eles têm a apostila e a gente está acompanhando. Daqui a pouco, vamos nos reunir novamente e analisar como estão os casos de Covid-19 em Verê”, afirmou Elizandra.

Ficou combinado que nos próximos dias, haverá um novo encontro em que será avaliado como estão os casos de Covid-19 no município e se as aulas vão permanecer como estão, ou se voltam a ser presenciais.

Assessoria 12 de Maio de 2021 64 Visualizações

Dia da Enfermeira

Assessoria 12 de Maio de 2021 66 Visualizações

Boletim COVID-19 | Atualizado dia 12 de Maio

Assessoria 11 de Maio de 2021 64 Visualizações

VACINÔMETRO COVID-19 | ATUALIZADO EM: 11 Maio

Assessoria 11 de Maio de 2021 79 Visualizações

ASSISTÊNCIA SOCIAL DE VERÊ DESTACA A IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA DO DIA 18 DE MAIO

Com o objetivo de destacar a importância da campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem o dia 18 de maio, como Dia Nacional, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Verê e o CRASS elaboraram um texto com perguntas e respostas que ressaltam a importância desta data, e principalmente, alguns dados relevantes do último ano em decorrência do Covid-19.

Além disso, em Verê, no dia 18 de maio, terça-feira, será feito uma mobilização na Avenida Luiz Francisco Paggi, para a distribuição de materiais e adesivos que lembram a data e destacam o telefone de denúncias, o disque 100. Portanto, se você souber de algum fato em que uma criança ou adolescente esteja sofrendo algum abuso, você deve ligar para o disque 100. Funciona 24 horas por dia e o sigilo é garantido. A denúncia também pode ser feita diretamente para a Polícia Militar no telefone 190.

Qual sua importância?

Essa data, determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, deu-se em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

O objetivo da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

A violência sexual ocorre tanto por meio do abuso sexual como através da exploração sexual. Por abuso sexual entende-se que a criança é utilizada por um adulto para praticar algum ato de natureza sexual, baseado numa relação desigual de poder, onde o agressor domina a criança ou adolescente tratando-o como objeto de prazer e alívio sexual. Já a exploração sexual diz respeito a usar crianças e adolescentes com propósito de troca ou de obter lucro financeiro com turismo sexual, tráfico, pornografia ou rede de prostituição.

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Quais são os números em nosso país?

O Governo Federal através do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos publicou recentemente uma cartilha objetivando dar maior visibilidade sobre o tema.

A cartilha apresenta dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH), onde o Disque 100 teve 95,2 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes em 2020. Os registros corresponderam a 368.333 violações de direitos e incluem violência física, psicológica, abuso sexual físico, estupro e exploração sexual.

Nesse sentido, estima-se que 01 (uma) em cada 03 (três) a 04 (quatro) meninas e 01 (um) em cada 06 (seis) a 10 (dez) meninos serão vítimas de alguma modalidade de abuso sexual.

Frente a isso ressalta-se que a criança e o adolescente não devem ser vistos como culpados. Uma vez que o agressor recorre a diferenciados métodos, onde, em sua maioria, há uma relação de confiança entre o abusador e a vítima. Entretanto, não importa qual seja o método, sempre existirá nessa relação uma desigualdade de poder, onde o adulto leva vantagem sobre a vítima.

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

• Há relação entre pandemia por Covid-19 e os casos de violação de direitos?

Considerando o atual cenário de pandemia crianças e adolescentes tendem a ficar mais vulneráveis, devido à necessidade de isolamento social, bem como as escolas estarem fechadas. É de conhecimento, que em sua maioria, os casos de violência acontecem no meio intrafamiliar, sendo a escola um local de apoio para as crianças e adolescentes revelarem sobre as violências sofridas. Dados sugerem uma queda nas denúncias de violação de direitos, fato esse que pode estar atrelado às vítimas passarem mais tempo isoladas em casa, e dessa forma, dificultando o acesso a meios para revelação da violência.

Nesse sentido, considera-se a necessidade de olhar mais atento e posicionamento protetivo da sociedade como um todo.

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O que diz a legislação?

A lei prevê diferentes formas de penalização para violação de direitos cometidos a crianças e adolescentes, sendo elas:

ECA, Art. 241-D. Aliciar, assediar, instigar ou constranger, por qualquer meio de comunicação, CRIANÇA, com o fim de com ela praticar ato libidinoso: Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.

CP, Art. 218-A. Praticar, na presença de alguém menor de 14 (catorze) anos, ou induzi-lo a presenciar, conjunção carnal ou outro ato libidinoso, a fim de satisfazer lascívia própria ou de outrem: Pena - reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos.

CP, Art. 217, A – Ter CONJUNÇÃO CARNAL ou praticar outro ATO LIBIDINOSO com MENOR DE 14 (catorze) anos. Pena - reclusão, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos.

CP, Art, 13, § 2o - A OMISSÃO é penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado.

18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Como denunciar?

Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixo ou móvel.

O Conselho Tutelar e o CRAS também podem ser acionados diante da suspeita de violação de direitos, onde, diante da denúncia serão realizados os encaminhamentos necessários, além de orientação e acompanhamento do caso, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos.

Referências

Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes – Abordagem de Casos Concretos em uma Perspectiva Multidisciplinar e Interinstitucional. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Brasília, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/maio/cartilha-atualiza-dados-de-abuso-sexual-contra-criancas-e-adolescentes-para-fortalecer-rede-de-protecao

Assessoria 11 de Maio de 2021 64 Visualizações

VERÊ FARÁ VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA PARA PROFESSORES E IDOSOS

A Secretaria Municipal de Saúde de Verê comunica que nesta quarta-feira, 12 de maio, fará a vacinação contra Influenza para professores e idosos acima de 60 anos, no Posto de Saúde Central. Importante levar o CPF e a Carteira de Vacinação.