Pesquisa

Notícias

Notícias

Cobertura jornalística abrangente e atualizada

Assessoria 11 de Março de 2022 76 Visualizações

BOLETIM COVID-19 ATUALIZADO DIA 11 DE MARÇO

Assessoria 10 de Março de 2022 75 Visualizações

BOLETIM COVID-19 ATUALIZADO DIA 10 DE MARÇO

Assessoria 10 de Março de 2022 76 Visualizações

SEGUNDO ÓBITO SEGUIDO DE IDOSO POR COVID-19 EM VERÊ

No início da tarde desta quinta-feira, 10 de março, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou a informação de mais uma morte por Covid-19 no município. Trata-se de uma idosa, 94 anos, moradora do interior e portadora de comorbidade. Ela internou no Hospital dos Trabalhadores Rurais de Verê no dia 27 de fevereiro e foi transferida no dia 02 de março para o Hospital Regional de Francisco Beltrão, onde infelizmente veio a óbito na manhã de ontem, 09 de março. Em dois dias seguidos Verê registrou óbito de idoso, chegando a 28 mortes desde o início da pandemia.

Segundo o boletim divulgado agora a tarde, há 7 pacientes ativos com a doença e 8 famílias em monitoramento. Desde o início da pandemia 2110 pacientes testados tiveram resultado positivo para Coronavírus e outros 1810 resultados negativos.

Assessoria 10 de Março de 2022 77 Visualizações

CASOS DE DENGUE PASSAM DE 50 EM VERÊ

A Secretaria Municipal de Saúde de Verê alerta a população para que aumente os cuidados na prevenção contra a dengue, pois está aumentando muito o número de casos de pacientes com a doença. De terça-feira, 08 de março, para ontem quarta-feira, os casos subiram de 44 para 57 pacientes que testaram positivo para a doença.

"Nós reforçamos que a população deve seguir a orientação dos agentes de endemias que é o de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Para tanto, cada um deve fazer a sua parte e cuidar do seu quintal para não deixar água parada. Pois, a única forma de contágio desta doença é se o mosquito picar alguém que esteja infectado e depois picar outras pessoas. Portanto, precisamos combater o mosquito. Isso só é possível com a ajuda de todos", afirmou a Enfermeira Gabriela Carletto.

Ainda segundo o boletim de ontem emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, além dos 57 pacientes ativos com a doença, há outros 25 suspeitos aguardando resultado de exames e 2 casos que foram descartados.

Fique atento aos sintomas e se precisar, procure a unidade de saúde para fazer a coleta do exame. Porém, a dengue e o Covid-19 tem sintomas parecidos e o tratamento é diferente para cada uma delas. Para ajudar a entender as duas doenças vamos usar um material divulgado no site do laboratório Pfizer que explica um pouco sobre essas doenças.

SINTOMAS DE DENGUE OU COVID-19?
Febre, cansaço, mal-estar, dor no corpo. Sintomas de dengue ou Covid-19?
As duas são doenças causadas por vírus e deixam os infectados bastante debilitados. Mas a maneira como são contraídas e a forma como devem ser tratadas se distinguem muito.

TRANSMISSÃO DENGUE X COVID-19
Enquanto a dengue é transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti, a transmissão da Covid-19 ocorre por partículas de saliva e secreções de pessoas infectadas que entram em contato com outra pessoa pelo ar ou superfícies contaminadas. Dessa maneira, não é possível que uma pessoa passe dengue a outra. A dengue não é uma doença contagiosa. Já a a Covid-19 se propaga justamente de uma pessoa contaminada a outra, geralmente por partículas que se espalham no ar.

SINAIS E SINTOMAS DA DENGUE E COVID-19
São comuns em ambas as doenças sinais e sintomas como: Febre; Dor de cabeça; Dor no corpo; Cansaço e Mal-estar.
Mas ao analisar as duas doenças separadamente, é possível traçar sintomas bem distintos que ajudam a percepção do médico e do paciente no diagnóstico de dengue ou Covid-19.
O ponto chave é o quadro respiratório. Tosse, produção de escarro, dor no peito, falta de ar e alteração do olfato e paladar são sintomas apenas da Covid-19 e não aparecem em pacientes com dengue.
Por outro lado, há alguns sinais mais comuns na doença causada pelo Aedes aegypti e não pelo coronavírus. Quando a pessoa apresenta manchas vermelhas na pele, dores nas articulações e problemas gastrointestinais, o paciente provavelmente está com dengue. Estes sintomas não são muito frequentes em pessoas infectadas pelo coronavírus, apesar de possíveis.

O QUE FAZER AO PERCEBER OS SINAIS?
É muito importante buscar atendimento médico assim que o paciente apresentar os primeiros sintomas de dengue ou Covid-19. Apenas um médico pode oferecer o diagnóstico, tratamento e acompanhamento adequado aos sintomas de cada pessoa, para ambas as doenças.
Fique atento: A falta de ar é um sintoma que sugere gravidade no quadro de Covid-19. Ao sentir dificuldade de respirar, a pessoa deve buscar ajuda médica imediata. O mesmo deve ser feito caso a pessoa com dengue apresente dores abdominais e vômitos persistentes.

Assessoria 10 de Março de 2022 79 Visualizações

IDOSA DE 71 ANOS É A 27ª VÍTIMA DE COVID-19 EM VERÊ

Desde o início da pandemia o Município de Verê registrou 27 mortes por Covid-19. A última vítima é uma mulher de 71 anos, moradora do interior, que apresentava comorbidades. Ela foi internada no Hospital dos Trabalhadores de Verê no dia 15 de fevereiro e posteriormente transferida para o Hospital Regional de Francisco Beltrão, onde faleceu na manhã de terça-feira, 08 de março.
Segundo o Boletim emitido ontem pela Secretaria Municipal de Saúde de Verê, atualmente há 9 pessoas com Covid-19 no município. Desde o início em 2020, o total de casos confirmados em Verê chegou a 2.110 positivos, alguns destes, são pacientes que pegaram mais de uma vez.

Assessoria 09 de Março de 2022 73 Visualizações

BOLETIM COVID-19 ATUALIZADO DIA 09 DE MARÇO

Assessoria 08 de Março de 2022 77 Visualizações

BOLETIM COVID-19 ATUALIZADO DIA 08 DE MARÇO

Assessoria 07 de Março de 2022 79 Visualizações

BOLETIM COVID-19 ATUALIZADO DIA 07 DE MARÇO

Assessoria 04 de Março de 2022 76 Visualizações

BOLETIM COVID-19 ATUALIZADO DIA 04 DE MARÇO

Assessoria 04 de Março de 2022 77 Visualizações

NOVA REMESSA DE DOSE DE REFORÇO CONTRA COVID-19 SERÁ NA PRÓXIMA SEMANA

Na próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Verê, dará continuidade com a vacinação de doses de reforço para a população acima de 18 anos, que já tenha tomado a segunda dose há pelo menos 4 meses com as vacinas ASTRAZENECA, CORONAVAC e PFIZER.

Será na terça-feira, 08 de março. Ao todo são 565 doses: 285 doses realizadas no período da manhã, das 08 às 11 horas e 280 doses realizadas no período da tarde, das 13h30 às 16h30.

As senhas serão distribuídas às 07h30 (tanto para quem irá vacinar de manhã ou à tarde).

Pede-se que à população não se aglomere. Imprescindível apresentar a carteira de vacina e CPF e usar máscara.