A Secretaria Municipal de Saúde de Verê, sob a gestão do secretário Bruno A. Calgarotto e da diretora Renata S. Toscan, apresentou durante a audiência pública, alguns dos resultados e investimentos realizados na área da saúde no município.
Entre as ações, destacam-se:
Aquisição de um ônibus no valor de R$ 700 mil, quatro veículos e uma ambulância nova.
Obras e reformas que estão sendo iniciadas nas unidades de saúde do Progresso, Kennedy, Clínica de Saúde da Mulher, Farroupilha, Águas do Verê, Piloneto e Lambedor.
Realização de 33.587 exames laboratoriais, 6.645 exames de imagem e 4.150 consultas com especialistas.
No atendimento especializado:
Ultrassom e raio-x, tomografias com contraste e diversos exames especializados em dia.
Ressonância magnética conta com 63 pacientes aguardando.
Especialidades como oftalmologia, dermatologia e gastroenterologia estão com agendamentos sendo realizados conforme demanda, enquanto cardiologia está agendada até outubro e pneumologia possui oito pacientes na fila.
A rede de atendimento dispõe atualmente de:
11 médicos (sendo 7 clínicos, além de geriatra, Ginecologista, ortopedista e pediatra).
3 fisioterapeutas, com mais 2 em clínicas de apoio. Uma fisioterapeuta com atendimento exclusivo para pacientes acamados (atendimento domiciliar)
2 psicólogos, 1 nutricionista e 1 assistente social, 1 fonoaudióloga.
3 equipes do Programa de Saúde da Família completas.
Ainda, há demanda de profissionais em especialidades como infectologia, neurologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, urologia, reumatologia e hematologia, refletindo a carência de médicos em toda a região.
Esses números demonstram o compromisso da Administração Municipal em fortalecer e ampliar a estrutura da saúde pública de Verê, garantindo mais qualidade no atendimento e melhores condições de trabalho para os profissionais.