Perfil do município

 

Dados gerais

População 7.878 hab.
Área 311.801 km2
Altitude 485m
Bioma Mata Atlântica
Instalado em 24/06/1963

 

Localização

Unidade Federativa Paraná
Latitude/Longitude 25°52'51"S 52°54'28"W
Mesoregião Sudoeste Paranaense
Microregião Francisco Beltrão
Distância da capital do estado 454km
Municípios limítrofes

Dois Vizinhos e São Jorge D'Oeste (Norte)
Francisco Beltrão (Sul)
Enéas Marques (Oeste)
São João e Itapejara D'Oeste (Leste)


Características Geográficas

Clima: O clima de Verê é sub-tropical úmido mesotérmico, com verões quentes e geadas pouco freqüentes. A tendência de concentração das chuvas é nos meses de verão, sem estação seca definida. A média das temperaturas dos meses mais quentes é superior a 22°C e a dos meses mais frios é inferior a 18°C.

Relevo: O relevo da Mesorregião Sudoeste é marcado por uma homogeneidade morfológica, decorrente do predomínio de feições planas e onduladas. No caso do Município de Verê, situado na Bacia Hidrográfica do Rio Chopim, uma boa parcela do seu território é ocupado pelas áreas de várzeas do rio e por terrenos com maior ondulação.

Topografia: Com relação ao uso potencial dos solos, a maior parte dos solos é do tipo regular e, sendo assim, a vulnerabilidade erosiva e a fertilidade tornam-se os fatores físicos de restrição para o uso agrícola. As áreas junto às margens do Rio Vista Alegre são consideradas boas, com risco de erosão. Mas as melhores áreas do Município encontram-se numa faixa com orientação norte-sul, que passa pela Sede Municipal em direção ao Distrito Presidente Kennedy. As piores áreas concentram-se numa faixa também com direção norte-sul, que se estendem da Curva dos Crentes até a região de Alto Lambedor.

Hidrografia: O Município está totalmente inserido na Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu. O rio mais importante que passa pelo seu território é o Rio Chopim, que faz a divisa do Município ao norte e a leste com São Jorge D'Oeste e São João, respectivamente. As bacias hidrográficas dos afluentes do Rio Chopim que compõem o território municipal são: Bacia Hidrográfica do Rio Lajeado Grande; Bacia Hidrográfica do Rio Lambedor; Bacia Hidrográfica do Rio Viri e Bacia Hidrográfica do Rio Santana. A Sede Municipal encontra-se inteiramente contida na Bacia do Rio Viri, passando pela sua área urbana os rios Tigre e Viri.
Águas Termais: A localidade Águas do Verê, situada ao norte do Município, apresenta características especiais. Essa área dispõe de uma estância hidromineral que representa um potencial turístico importante, o que fez com que fosse incorporada no traçado turístico proposto pela Secretaria de Estado do Turismo.

 

Mais informações

Acesse o site do IBGE para dados atualizados

 

 

Governo Municipal

 

Prefeitura Municipal de Verê

home

Pioneiro Antônio Fabiane, 316
85585-000 - Verê-PR

phone

(46) 3535-8000

Governo Estadual

 

 

schedule

Segundas às Sextas

das 8h30 às 11h30
das 13h00 às 16h00